Assistente social
Claudia Morgana Santana Alves
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fazer uma investigação teórica referente aos direitos dos idosos observados no contexto brasileiro. Consideram em particular as implicações da transição demográfica para o sistema social, alguns percursos trilhados pelos idosos quanto a sua organização sócio-política com vista à conquista dos seus direitos e garantias sociais. Aborda também algumas especificidades no que tange ao marco legal de proteção ao idoso representado pela Constituição de 1988, a Política Nacional e o Estatuto do Idoso. A implementação de muitas das propostas de atenção ao idoso no Brasil envolve o exercício profissional do assistente social que, ao realizar ações de caráter interventivo, favorece a população idosa o acesso à informações, à prestação de serviço sócio-assistencial, fortalecendo sua condição de ser cidadão.
Palavras-chaves: Processo de intervenção, garantia de direitos e idosos.
INTRODUÇÃO
Devido aos inúmeros descasos que ocorrem em nosso país referente à pessoa idosa, a falta de compromisso com essa população que tanto contribuiu para o desenvolvimento de toda uma sociedade, pode perceber que é de grande importância à intervenção do profissional de Serviço Social junto aos demais profissionais que compõem a equipe do CRAS na busca incessante pela garantia dos direitos disponíveis aos mesmos.
Baseado aos diversos casos e descasos com a pessoa idosa, mas precisamente no município de Nina Rodrigues – MA no qual realizei todo o meu estágio IV no CRAS do respectivo