Assertividade
Falta assertividade: Aprenda a arte do discernimento e da afirmação.
Nunca o mercado de trabalho valorizou tanto o homem. Há quem diga que vivemos uma espécie de renascimento corporativo. À parte a competência técnica, o grande diferencial é a atitude humana. A consciência disso trouxe uma avalancha de treinamentos comportamentais: capacidade de liderança, administração de conflitos, habilidade para o trabalho em equipe, entre outros. Contudo, já há nessa extensa lista ferramentas mais focadas na atitude individual, como a capacidade de ser assertivo. Uma atitude que faz muita diferença tanto na dimensão profissional quanto na pessoal. A necessidade de assertividade é tão latente que os cursos e workshops se multiplicaram no mercado.
Segundo o psiquiatra Dácio Bonoldi Dutra, da consultoria Grupo Ser, que ministra cursos sobre o tema, o conceito de assertividade começou a ser usado nas organizações de carona entre as competências importantes para os líderes. "Quando, no início da década de 90, os sistemas de gestão por competências começaram a entrar nas grandes organizações americanas e definiram quais seriam as competências fundamentais para os líderes, a assertividade ganhou muito destaque", explica Dácio.
Mas, o que é ser assertivo?
De acordo com a pedagoga Vera Lúcia Franco Martins, da Assertiva Consultores, empresa que ministra o workshop “Assertividade", significa afirmativa ou asserção naquilo que se acredita verdadeiro.
"Nas relações interpessoais, assertividade se refere a uma amplitude positiva de respostas e de soluções ganha-ganha, nas quais todos os envolvidos sentem-se confortáveis e comprometidos com os resultados a serem alcançados", diz Vera Lúcia, especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional.
Segundo Dácio, uma definição bem aceita é a que diz que a assertividade é a habilidade de expressar idéias, opiniões, sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos,