Assert Em C E Java
Assert em Java
Hoje vamos falar sobre Assertivas ou Assert no Java. É um assunto que esta no SCJP 5 (ou superior) e que veio fazer diferença na vida do programador java a partir da versão 1.4. Veremos o porquê.
A partir da versão 1.4, o recurso de Assertivas (Assert) permitirá que você teste suposições durante o desenvolvimento sem o desgaste de escrever manipuladores para exceções que se supõem que nunca ocorrerão depois que o programador tiver saído da fase de desenvolvimento e for totalmente distribuído. Se você não que perder tempo ou trazer impacto ao desempenho do programa escrevendo um código de manipulação de exceções ou não deseja testes com If/else, já que se chegar à condição else significa que a logica anterior falhou, então as Assertivas permitem que você teste suas suposições durante a fase de desenvolvimento.
Assertivas – Funcionam de maneira bem simples sempre que você quer ter certeza de que o valor testado jamais vai ser falso, caso contrario, um error AssertionError (que não é possível manipular) é lançado.
Assert (boolean) : string;
Entre ( ) sempre terá que haver um valor boobeano e true, caso contrario, uma exceção é lançada (AssertionError). Por padrão, Assert vem desabilitado, para desfrutar do recurso, é necessário ativá-lo.
Regras de uso Assert
- Assertion não pode ser usado no lugar do IF
- Assertion não pode testar métodos públicos ou argumentos digitados pelo usuário.
- Não pode apresentar efeitos colaterais* no programa, ou seja, o seu programa deve rodar tanto com ele habilitado ou não.
Usar Assertivas capazes de causar efeitos colaterais pode levar a alguns dos “bugs” mais enlouquecedores e difíceis de encontrar (Kathy Sierra, 2006).
Não é objetivo de Assertivas substituir o uso If/Else, tratamentos de exceções. O uso de Assertivas é no ambiente de desenvolvimento (debug) e não de distribuição.
Exemplo na prática: class Asert{ private static void setD(int z){ boolean