Integração prolog com outras linguagens
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DO MAR
LICENCIATURA EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E DE COMPUTADORES
Elaborado por:
Arilson Jorge Santos Rocha
INTEGRAÇÃO DO PROLOG COM
OUTRAS LINGUAGENS
1
1.
Introdução
Prolog é uma linguagem de programação que se enquadra no paradigma de
Programação em Lógica Matemática. É uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional. Consiste numa linguagem puramente lógica, que pode ser chamada de Prolog puro, e numa linguagem concreta, a qual acrescenta o Prolog puro com componentes extra lógicos.
O Prolog é uma linguagem declarativa, significando que em vez de o programa estipular a maneira de chegar à solução, passo a passo, (como nas linguagens procedimentais ou imperativas), limita-se a fornecer uma descrição do problema que se pretende computar. Usa uma coleção base de dados de fatos e de relações lógicas (regras) que exprimem o domínio relacional do problema a resolver.
Um programa pode rodar num modo interativo, a partir de consultas (queries) formuladas pelo usuário, usando a base de dados (os 'fatos') e as regras relacionais
2
(essencialmente implicações lógicas: se.. então), e o mecanismo de unificação para produzir
(por uma cadeia de deduções lógicas) a solução.
2.
Integração entre Prolog e a
linguagem C++
Utilizaremos um exemplo clássico de programação Prolog para ilustrar como os serviços back-end Prolog podem ser integrados com C + front-end + código da interface do usuário. O aplicativo de exemplo é a genealogia , com Prolog estabelecendo regras para as relações familiares e C ++ a interface gráfica para o aplicativo. A conexão entre os dois é encapsulada em uma classe C ++ que fornece serviços de aplicativos específicos do Prolog para o restante do aplicativo C ++.
2.1.
O Código Prolog
Para esta aplicação o código do Prolog fornece quatro tipos de serviços à lógica