Sarampo
❖ Descrição:
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza víral, grave, transmissível, extremamente contagiosa, que afeta principalmente crianças, mas em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
❖ Agente causador:
Um vírus do gênero paramixovírus da família morbillivirus, cujo o homem é o único hospedeiro.
❖ Sintomatologia:
Hipertermia, tosse intensa, coriza, conjuntivite, exantema máculo-papular (pele com placas ásperas avermelhadas que começam no rosto e progridem em direção aos pés), mal-estar, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.
❖ Transmissão: É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. ❖ Prevenção:
O sarampo pode ser prevenido através da vacinação. A vacina contra sarampo é combinada com as para rubéola e caxumba com o nome de MMR, sendo dada em duas doses, primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses. As pessoas com sarampo devem limitar o contato com outros até que tenham se passado 4 dias desde que as manchas apareceram. Pessoas que tiveram contato com outros com sarampo e não se vacinaram devem procurar um médico imediatamente. Adultos que nunca tomaram a vacina também devem ser vacinados, desde que não tenham condições de risco (imunidade baixa, grávidas). Os riscos de desenvolver complicações e morrer são maiores após os 20 anos. O risco de mortalidade é de cerca de 10-15% para pessoas que desenvolvem complicações em países subdesenvolvidos.
❖ Tratamento:
Não existe tratamento