Gerenciamento Configuração e Mudança
Para isso serve o Selenium, que se preocupa basicamente com duas tarefas? testes de funcionalidades da aplicação web. testes de compatibilidade entre o browser e plataformas diferentes. Dois componentes são importantes para gerar e rodar testes com Selenium:
Selenium RC é um servidor escrito em java. Ele recebe chamadas http e executa os testes. As chamadas vem dos testes unitários(com junit, por exemplo).
Os testes são efetuados através de um programa, que comanda o browser através de um proxy. Este programa pode ser escrito em Java, C#, Perl, PHP, Python e Ruby.
Vantagens:
Permite o uso de verdadeiras linguagens de programação.
Permite um controle muito mais apurado do tempo, seqüencia de eventos, etc. …
É possível importar os testes gerados pelo Selenium IDE.
Muito mais flexível e poderoso. Pode evoluir até para grandes suítes de testes, integração contínua, geração de relatórios . Como o programa está nas suas mãos você pode fazer o que quiser!
Desvantagens:
A instalação e configuração do ambiente é um pouco mais trabalhosa.
É necessário saber programar.
Pode ser mais complicado escrever os testes à partir do “zero”.
Selenium IDE é uma extenção do firefox. Com ela podemos criar testes. Ela funciona com um recorder e grava as ações do usuário. As ações podem ser transformadas em código em várias linguagens entre elas java. É uma ferramenta Open Source e de fácil utilização. Desenvolvida por Shinya Kasatani um dos integrantes de colaboradores do selenium. Licenciado pela Apache 2.0 License.Download