ASS DIO MORAL APRESENTA O
SIEPA - Sistema Integrado de Educação Profissional do
Pará
Alunos:
ASSÉDIO MORAL
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
ASSÉDIO MORAL
O Professor Heinz Leymann, investigador em psicologia do trabalho, a exercer na Suécia e pioneiro nesta matéria, define assédio moral como sendo:
“Uma interação social, através da qual um indivíduo (raramente mais do que um) é atacado por um ou mais (raramente mais de quatro) indivíduos de forma diária e continuada durante meses, levando a pessoa assediada a sentir-se numa posição completamente desprotegida e correndo um elevado risco de exclusão”.
(Leyman, 2000a)
ASSÉDIO MORAL
QUEM FAZ O ASSÉDIO
Em geral, os assediadores provocam ações humilhantes ao profissional ou o cumprimento de tarefas absurdas e impossíveis de realizar, para gerar a ridicularizarão pública no ambiente de trabalho e a humilhação do assediado.
ASSÉDIO MORAL
TIPOS DE ASSÉDIO
Assédio moral Paritário
Hierarquicamente no mesmo nível.
Assédio moral Ascendente
Ações de um grupo de pessoas contra um chefe ou superior.
Assédio moral Descendente
É feita pelo superior hierárquico.
ASSÉDIO MORAL
QUEM SOFRE O ASSÉDIO
O assediado é caracterizado como sendo uma pessoa fraca, com pouca confiança em si própria e que desempenha as suas funções de modo incorreto, ou seja, de personalidade fraca e pouco competente ASSÉDIO MORAL
CONCLUSÃO
O assédio moral é tão antigo quanto o próprio trabalho, fazendo cada vez mais vitimas e deixando os agressores impunes. O trabalho ajudou a identificar os agressores com as suas personalidades. De execução geralmente disfarçada e sutil, o procedimento é danoso, afetando bastante a vida.