Aspones
1) Tema – Arte
2) Recortes
- A banalização da arte fez com que todos pensem que qualquer tipo de atividade é arte.
- Todo fotógrafo é um “designer de imagens”.
- Apenas os mais bem afortunados podem apreciar e produzir conteúdo artístico.
3) Problema – Como e por que o design se diferencia da fotografia?
4) Hipóteses
*A facilidade em se obter equipamentos para se criarem fotos e estruturas de design de qualidade trouxeram ao mesmo tempo inovação para o mercado quanto introduziu o pensamento de que qualquer um pode se tornar um designer/fotógrafo.
*Ambos os segmentos conseguem se sustentar sem a ajuda do outro, mas unir os dois leva a experiências de outro patamar.
*Fotografia busca capturar om momento em específico, design é algo mais “maleável”.
*Design é um projeto que requer mais dedicação, trabalho focado e foco do que fotografar.
5) Tese
Nas últimas décadas, vem havendo um grande desenvolvimento nas áreas tecnológicas, fato que influenciou diretamente em ações como barateamento de produtos eletrônicos e acessibilidade virtual quase que para todos. Mas, ao mesmo tempo em que cresceu a era dos computadores, cresceu também a facilidade em se produzir trabalhos pífios e atribuir a eles valores imensuráveis. Embora muitas vezes os dois segmentos se completem (e por isso muitas vezes também se confundem) o design se diferencia da fotografia no quesito “projeção”. Antes de tudo, fotografia é uma forma de capturar um momento e prendê-lo numa forma gráfica, e todo o processo fotográfico é realizado sobre esse preceito. O design, por sua vez, tem em suas mãos o poder de criar, desenvolver e moldar idéias, utilizando todos os meios disponíveis para realizar tais ações.
Fotografias por si só não são entendidas como design. Mas a partir do momento em que são pensadas, estudadas, projetadas e planejadas para fazerem parte de um projeto, pode-se dizer que estão incumbidas entre o design.