Aspectos
Introdução
A ARIE Mata de Santa Genebra apresenta em seu entorno bairros residenciais das classes A, B, C e D, extensas plantações canavieiras e propriedades rurais de diversos portes, que produzem variadas espécies de origem vegetal e animal.
A área urbana representa 30% de todo o perímetro do entorno da ARIE, e sofre forte pressão do aumento demográfico e do alargamento da ocupação urbana.
Estas comunidades estão inseridas nos seguintes bairros: Real Parque, Novo Parque Real, Recanto dos Pássaros, Bosque de Barão, Terra Nova, Parque Ceasa e São Gonçalo, fato que reformulou toda a estrutura rural existente há mais de sessenta anos o Distrito de Barão Geraldo, onde está inserida a ARIE.
O distrito passou por várias modificações, especialmente no aspecto populacional, através da elevação do número e diversidade dos moradores, principalmente as trazidas pelas universidades como a Unicamp e PUCC. Estes aspectos também elevaram o nível econômico e educacional da população fixa e também da flutuante, que se tornaram compatíveis com os de bairros de classe média no centro de Campinas.
Hoje, apenas uma minoria da população residente não possui escolaridade nenhuma. A grande maioria possui escolaridade que vai desde o ensino fundamental até o superior.
Histórico da Área
Devido à alta qualidade das terras para agricultura e ao alto valor agregado às terras do distrito, o processo de expansão não foi devidamente estimulado, o que acarretou na alta concentração de parte da população no extremo sudoeste da região, nos bairros supracitados.
Contudo, ainda assim não se tornou uma área de exclusão total por apresentar uma pequena área que representa uma favela urbanizada, a Morada dos Pássaros.
A População
É possível verificar a expansão populacional através do comparativo de dados de pesquisa do SEPLAMA, juntamente com o último senso do IBGE, na qual o número de habitantes salta de 546 moradores, em 1996, para 40.000 num espaço de 14 anos