Etica
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Nossas atitudes na vida, a forma como nos relacionamos no ambiente pessoal ou profissional são resultados das idéias e conceitos que acumulamos dentro de nós. Quando falamos de ética estamos refletindo sobre a ação humana no meio, isso nos torna mais sensíveis e sensatos, nos faz conscientes das ações que praticamos.
A ética é o estudo das ações, costumes e a forma como apresentamos um tipo de comportamento, ela é uma ciência que tem a moral e a lei como seus objetos, e com isso procura aprimorar em busca da excelência das atividades realizadas e desenvolvidas pelos indivíduos.
Já a moral é um conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano. Hábitos e costumes são considerados válidos por serem bons e justos quando contribuem para a realização dos indivíduos. Atos assim gerados são considerados morais. Por outro lado, o contrário desse comportamento é considerado e julgados imorais. Em resumo, o que julgará um costume ou hábito moral ou imoral será o meio cultural em que o individuo está inserido.
Hábitos e costumes fundamentais, indispensáveis para os indivíduos, são consignados na lei. Lei são acordos de caráter obrigatório estabelecidos entre pessoas de um grupo para garantir justiça ou direitos. A lei não é justiça, assim como a moral, a lei é apenas um instrumento para fazer justiça. Oriundas das mesmas necessidades lei e moral são semelhantes porque ambas são humanas, históricas, sociais, questionáveis e dependem de instituições sociais que cuidem de sua preservação.
Por outro lado, diferenciam-se porque a moral é um instrumento informal de justiça, já a lei é instrumento formal, escrito e promulgado; a moral pode apresentar variações no mesmo grupo, a lei é apresentada como sistema jurídico para o grupo; a moral, ao ser rejeitada por um individuo, provoca rejeição no grupo e mal-estar no transgressor, a lei ao ser rejeitada ou