Aspectos sociais do bairro de pinheiros
Dados: densidade demográfica e populacional, histórico do lugar e da população, características sociais, profissionais e econômicas, entrevistas.
Levantamentos: uso e ocupação do solo.
DADOS:
Distrito Área (km²) População (1996) População (2000) População (2010) Densidade Demográfica (Hab/km²)
Pinheiros 8.27 69,775 63,138 65.364 6,476.98
Distrito Porcentagem de Alfabetização Anos de estudos Renda
Média IDH
Pinheiros 99,08% 11,5 R$ 4.181,95 0,960
Quadro 1: Dados Demográficos dos Distritos pertencentes as Subprefeituras – 2012
Fonte Prefeitura Municipal de São Paulo
HISTORICO DO LUGAR E DA POPULAÇÃO:
1) Bairro de Pinheiros
De acordo com levantamento sobre o histórico do Bairro de Pinheiros realizado por Antônio Barreto do Amaral, detectou que o bairro estava predestinado ao abandono pela distancia junto ao centro da capital, porem o seu não desparecimento, deu se pela sua situação geográfica privilegiada, que servia de entrada e saída da cidade, para aqueles que se dirigiam ou provinham da região sul do país.
Com isso, houve uma completa estagnação no processo de desenvolvimento do bairro de Pinheiros até os fins do sec. XIX, quando ali não haveria mais de duzentas casas.
Analisando os referenciais fornecidos no Mapa 1 – Crescimento do Bairro de Pinheiros – 1961 (anexo à pg. 13), que indica que só no ano de 1897, o bairro aparece no mapa oficial da cidade pela primeira vez.
Já no sec. XX da se o inicio da evolução, porém lento, mas constante, até sua máxima expansão a partir de 1930, quando começa a se integrar nas áreas residenciais do centro de São Paulo, em virtude do aumento populacional dos bairros dessa natureza.
Embora perdendo grande parte de seu território para a formação dos bairros de Cerqueira César, Vila Madalena, Alto de Pinheiros, Jardim das Bandeiras e parte de outros; um dos fatores positivos para que Pinheiros viesse a ser envolvido na grande metrópole, foi a criação da vila de