analise dos problemas sociais da cidade de pinheiro/ma
O município de Pinheiro situa-se no estado do Maranhão, mais precisamente na microrregião da Baixada Maranhense, e conta atualmente com uma população de 80.917 habitantes distribuídos entre cerca de 17.700 domicílios, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde sua fundação – ocorrida em 1856, a partir de uma fazenda de criação pertencente ao capitão-mor Inácio José Pinheiro – o município não alterou seu perfil rural e agropecuário. Ainda hoje a economia da cidade baseia-se no cultivo de espécies como arroz, milho, feijão e mandioca. Além disso, a criação extensiva de animais, especialmente bovinos e bubalinos, e a pesca são atividades muito marcantes na região. Quanto a seus aspectos sociais, a cidade de Pinheiro também apresenta grandes dificuldades: esgotos a céu aberto, ausência de sistemas de tratamento de água, moradias precárias e ruas sem pavimentação são facilmente identificáveis mesmo em áreas próximas ao centro da cidade. A população em geral apresenta baixo nível de instrução educacional e muitos sobrevivem de bolsas-auxílio oferecidas pelo governo. Todas essas constatações puderam ser realizadas a partir de pesquisas de campo feitas na cidade, as quais serviram de base para a construção deste relatório.
2 – LOCALIZAÇÃO
Para o estudo realizado, foi escolhido o município de Pinheiro, localizado na microrregião da Baixada Maranhense, mesorregião do Norte Maranhense.
3 – CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
O município tem 80.917 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2014, e área de aproximadamente 1.465,503 km². Possui aproximadamente 17.700 domicílios, sendo o estado possuidor do domínio legal das terras da localidade. Os meios de acesso ao município são Rodovias e Hidrovias, além de um aeroporto de pequeno porte. A distância da cidade em relação à São Luís é de 86,32 km em linha reta, no entanto o acesso se dá pela