ASPECTOS LINGUISTICOS NOS TEXTOS PUBLICITARIOS
Concordância Verbal
A concordância verbal caracteriza-se pela adaptação do verbo(flexão) em relação ao sujeito. O verbo concorda com o núcleo do sujeito em numero e pessoa.
Ex:
-Nós vamos ao clube.
-A multidão gritou pelo rádio.
Concordância Nominal
A concordância nominal baseia-se na relação entre um substantivo e os demais termos da oração. O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.
Ex:
- A pequena criança é uma gracinha.
- As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.
Regência Verbal
Ocorre quando o termo regente é um verbo que se liga ao seu complemento por meio de uma preposição ou não.
- Ela aspirou o aroma das flores.
- Ela sempre aspirou a esse emprego.
Regência Nominal
Refere-se a relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio e o seu respectivo complemento nominal. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição.
Ex:
- Fiz uma referência a um escritor famoso.
Quem faz referência faz referência “a” alguma coisa.
A um escritor famoso: complemento nominal.
Textos Publicitários Refere-se aos textos que tem como objetivo principal promover um produto ou ideia e estimular a um público-alvo a consumi-lo, utilizando de vários tipos de estratégia para conseguir com maior êxito e amplitude.
Constantemente as campanhas publicitárias utilizam termos comuns a linguagem coloquial. Leva-se em consideração aspectos importantes como a sonoridade, o slogan e o publico. quando há um erro na propaganda, ele é proposital. – Ou pelo menos deveria ser, porque o anúncio deveria ter sido feito por alguém que tem conhecimento suficiente da língua portuguesa. É a famosa licença poética, a qual os publicitários também podem aproveitar, não só os poetas e romancistas. Afinal, a Publicidade não é uma arte, mas se utiliza da arte para persuadir, emocionar e sensibilizar o consumidor.
Vem pra Caixa você também!
No