reflexao qualidade
Hoje em dia fala se muito em qualidade no trabalho, mas ninguém normalmente se questiona em saber o porque desta ter surgido.
A qualidade aparece com a revolução Industrial e a produção em serie, naquela época os modelos adaptados não foram os melhores, pois só existia a preocupação de garantir que os produtos fabricados tivessem as mesmas características e sem defeito, não havendo a preocupação de controlar custos na produção dos produtos.
Nesta época com o fim da segunda guerra mundial começaram a aparecer os japoneses no mercado como concorrência e o modelo de qualidade que existia no mundo ocidental cai por terra.
Pois os asiáticos começaram a entrar no mercado competindo com preço /qualidade, os japoneses tinham uma logica de preços diferente a dos ocidentais, o método de inspeção do produto pronto, as técnicas estatísticas e o controlo de qualidade eram diferentes.
Para os ocidentais o preço é igual ao custo é igual ao custo mais a margem de lucro, para os asiáticos o custo era igual ao preço menos a margem, para estes últimos o preço era definido antes da fabricação e os projetistas eram responsáveis por encontrar soluções para produzir ao custo estipulado, por isso eram eliminados todos os itens que não acrescentassem valor ao produto como: desperdício, tempo, troca de ferramentas, defeitos, falhas, desenvolvendo então um método de controlo de qualidade que ao contrário de encontrar e eliminar as peças defeituosas buscava evitar que acontecesse, defeitos.
Hoje em dia e com a evolução da história da qualidade é criada a certificação é um processo que é feito com recurso a uma entidade certificadora devidamente reconhecida, essa entidade emite um certificado que testa um produto, processo, serviço, sistema ou material se esta em conformidade com os requisitos dados de um referencial, este referencial são as normas como por exemplo a norma ISO 9000.
Ao certificarmos um