Aspectos introdutórios sobre o feminismo / cultura feminista
Seminário sobre Diversidade Cultural: Cultura Feminista
Aspectos introdutórios sobre cultura feminista/feminismo
História
TRÊS ONDAS, FASES OU GERAÇÕES
Segundo Maggie Humm (1990) e Rebecca Walker (1992) podemos pensar historicamente o feminismo em 3 grandes momentos: as três ondas.
Primeira Onda
A primeira onda marca o surgimento do feminismo, as lutas desse momento são principalmente de caráter jurídico por reivindicação de direitos para mulheres quanto à propriedade, contrato, liberdade (a mulher não ser mais considerada propriedade do homem e poder escolher com quem quer se casar) e voto – o que caracterizou a primeira onda como movimento sufragista.
Segunda Onda
A frase de Carol Hanisch (1969) "O pessoal é político" foi o marco desta segunda onda. Houve a compreensão de as vidas pessoais são o reflexo de uma estrutura de poder, que não abre espaço para as mulheres e se legitima através da cultura. Ana Veloso (2006) cita Maria Bethânia Ávila (2001) para mostrar a presença do patriarcado na cultura e nas estruturas do poder: “É necessário, também, desmitificar a visão sobre o patriarcado, muitas vezes tomado como algo ancestral e perdido no tempo, uma memória quase lendária, ou como algo que se exerce da mesma maneira, perenemente, a despeito dos contextos sociais e históricos. Portanto, ahistóricos [sic] [...]. Reconhecer a existência desse sistema de dominação, e fazer conhecer os mecanismos de sua reprodução em qualquer medida que isso ainda aconteça é uma importante contribuição do feminismo para a democratização da vida social. Não levar em conta a questão do patriarcado coloca, por outro lado, um limite na concepção e nas estratégias de luta por igualdade” (Ávila, 2001, p.32-33)
Quando dizemos que o espaço