Aspectos HIstóricos e Características do Porto de Singapura
Aspectos Históricos:
Singapura é a cidade-estado mais populosa do mundo, localizada ao sul da Península de Malásia. Limita de forma marítima ao norte com Malásia e ao sul com Indonésia. A cidade-estado encontra-se localizada estrategicamente em uma das rotas marítimas mais importantes e movimentadas do mundo, a que liga o Extremo Oriente ao Oriente Médio e à Europa. Mais além, a sua localização permite-lhe atuar como um importante hub aeroportuário na Ásia.
No século XIX, Singapura iniciou a sua história moderna, no ano de 1819, se deu início à construção de um porto moderno na ilha, o que levou a se tornar um dos principais portos comerciais da Ásia e do mundo. A cidade cresceu economicamente e rapidamente o seu porto tornou-se o maior porto do mundo e a Singapura uma das maiores economias da Ásia.
Características:
O porto de Singapura ostenta o terminal de contêineres mais movimentado do mundo, em 2006 recebeu mais de 140 mil embarcações (383/dia). Dada sua posição geográfica em concorrido estreito marítimo por onde passa um quarto do comércio mundial, entre o Canal de Suez e as grandes economias orientais do Pacífico, Singapura representa excelente centro de redistribuição para o Sudeste Asiático, China e Índia, nenhum dos quais possuem as facilidades ofertadas pela ilha: inglês como idioma; porto automatizado, com capacidade atual de processamento de 58.000 contêineres/dia (TEUs); moeda estável; informatização dos serviços; transparência nos trâmites burocráticos e comerciais; e um arcabouço jurídico-comercial, voltado para os negócios.
Vantagem Competitiva:
Singapura é a economia mais desenvolvida do Sudeste Asiático. Pelos parâmetros do Índice de Competitividade Global (GCI, sigla em inglês) do Fórum Econômico Mundial, Singapura está classificada na 5ª posição, entre Dinamarca e EUA). Por esse critério, a economia de Singapura deriva sua competitividade pelo uso eficiente dos fatores de produção e, cada vez mais, da