Estática fetal
(feto em flexão generalizada)
1- Atitude fetal: É a relação das diversas partes fetais entre si. Graças as articulações do occipício cervical, o feto assume a atitude flexão generalizada onde: a coluna vertebral fica encurvada, o mento fica próximo a porção anterior do tórax, as pernas ficam fletidas sobre a coxa, a coxa fletida sobre o abdome, os antebraços fletidos sobre os braços na porção anterior do tórax entrecruzando-se. Com isso, o feto passa a ter +/- 25cm de diâmetro, se assemelhando a um ovóide com dois segmentos: cefálico e córmico. A causa da atitude fetal ocorre por causa da limitação do espaço. A flexão depende da quantidade de líquido amniótico e pode ser influenciada pelo tônus do útero. - Quanto maior a quantidade de líquido amniótico, menor será a flexão do feto.
1.1- Ovóide fetal:
Polo cefálico: Refere-se a cabeça do feto. É duro, regular e irredutível. É composto por:
•SUTURAS: ◦sagital: entre os parietais ◦metópica: entre os frontais ◦coronária: entre os parietais e frontais ◦lambdoides: entre os parietais e o occipital ◦temporal: entre as temporais e parietais •FONTANELAS: ◦bregmáticas ou bregma: formada pelos ossos parietais e frontais, possuindo forma losangular. ◦lambdoide ou lambda: formada pelos ossos occipital e parietal, possuindo forma triangular.
2- Situação fetal: É a relação entre o maior eixo fetal e o maior eixo materno, podendo ser:
•longitudinal: quando os dois eixos se coincidem •transverso: quando o maior eixo do feto é perpendicular ao maior eixo materno •oblíquo: é uma situação transitória que evoluirá para