sociologia
01. Qual era o propósito de Descarte? (p. 16)
O seu propósito não é ensinar o método que cada um deve seguir para bem conduzir sua razão, mas somente mostrar de que maneira se preocupou para conduzir a sua.
02. O que é bom senso? (p. 15)
Bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo, portanto cada um acredita estar tão bem provido dele que mesmo aqueles que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa, não costumam desejar tê-lo mais do que já tem.
03. Quais os meios que fizeram com que Descarte finalmente acreditasse que conseguiria ter uma vida melhor? (p.24)
Não seria um razoável que um cidadão privado tentasse reformar o estado, mudando-o em tudo desde os alicerces e derrubando-o para em seguida reerguê-lo, nem tampouco reformar o corpo das ciências ou a ordem estabelecida nas escolas para ensiná-las, mas que, a respeito de todas as opiniões que até então acolhera em meu crédito, o melhor a fazer seria dispor-me, mas uma vez por todas, a retirar-lhes essa confiança, para substituí-las em seguida por outras melhores ou então pelas mesmas, após tê-las ajustado ao nível da razão.
04. Sobre o grande número de preceitos de que se compõe a lógica, tomasse firme e inalterável a resolução de não deixar uma só vez de observá-los. O que se pode afirmar sobre isso? (p. 29)
O primeiro era o de nunca aceitar alguma coisa como verdadeira que não conhecesse evidentemente. O segundo seria o de dividir cada uma das dificuldades que analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis e necessárias, a fim de melhor resolvê-las. O terceiro seria conduzir as ordens dos seus pensamentos. E por fim o de elaborar em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que tenha certeza para nada omitir.
05. Quais as opiniões igualmente aceitas? (p. 35)
Foram escolhidas somente as mais moderadas, isso porque são sempre as mais cômodas para a prática, e provavelmente as melhores, uma vez que todo