aspectos gerais da gravidez
A gravidez é um estado de espírito na existência feminina, quase um destino, ou a revés uma opção de vida. Porém, ela não pode ocorrer isoladamente, ou seja, ela depende basicamente de dois seres, o homem e a mulher. Por mais avanços tecnológicos da medicina, ela está inserida em um contexto familiar e social, o qual influência diretamente no processo, beneficiando ou não os participantes desta escolha.
Gestação é a fase em que a mulher traz em seu ventre o resultado da fecundação e esta por sua vez ocorre no encontro de duas células (masculina e feminina), durante o ato sexual, no período fértil da mulher, que acontece entre o 14º e 16º dia do ciclo menstrual, resultando na formação do zigoto. De acordo com Guyton (1992) esta célula se divide progressivamente, enquanto transita pela trompa de falópio até atingir a cavidade uterina, se fixando na membrana endometrial.
Para que esta união se concretize e evolua há uma série de modificações no organismo feminino, principalmente, relacionado aos hormônios, os quais, auxiliam na implantação do ovo fecundado, cujo resultado final é o desenvolvimento de um novo ser.
A duração da gestação é de aproximadamente 270 a 280 dias, sendo que este período de tempo é calculado em meses de 28 dias, são chamados os meses lunares. Alguns autores como Rezende (2000), afirma que a duração da gestação se dá em torno de quarenta semanas, pois, não há como precisar o momento da fecundação, neste sentido, ocorre um erro de estimativa de aproximadamente duas semanas, por isso, coloca-se que um feto é a termo a partir de trinta e oito semanas de gestação.
A mulher ao engravidar, passa por transformações físicas e psicológicas normais do período gestacional, essas modificações adaptam o corpo feminino e o seu cotidiano para receber o novo ser. Contudo, nem sempre as alterações são conhecidas por quem vivencia esse processo (REZENDE, 2000).
Alterações fisiológicas da gestação
Todas as alterações que ocorrem