TRABALHO INDIVIDUAL GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CARPINA
2015
1-INTRODUÇÃO
A adolescência é uma etapa intermediaria do desenvolvimento humano entre a infância e a fase adulta e é um período cheio de transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais.
Gravidez condição daquela (mulher ou fêmea) cujo ovulo foi fecundado por um espermatozoide durante o tempo em que se desenvolve o respectivo embrião. Fazendo com que o feto se desenvolva no útero pode ser definido no período que vai da concepção ao nascimento do individuo.
O estatuto da criança e do adolescente sob lei 8.069\90(Brasil,1990),a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade, enquanto a organização mundial da saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década da vida (10 aos 19 anos)e a juventude 19 anos aos 24 anos(TAKIVTTI 1986).
O Brasil onde o controle de natalidade e o planejamento familiar e a educação sexual são assuntos poucos questionados, a gravidez torna-se muitas vezes um problema social grave de se resolver.
É o caso da gravidez na adolescência os jovens estão em pleno desenvolvimento nessa fase da vida. Normalmente esta gravidez não foi planejada e advir em meio a relacionamentos sem estabilidades e instituir como um agravante no processo de formação do jovem com consequências para a vida adulta.
A adolescência é um período de mudanças sejam elas físicas psicológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive.(TAKIUTT 1986).
Os debates acerca sobre a educação sexual e reprodutiva se configura como um elemento, um risco que desestrutura a vida do adolescente por dificuldade posterior. A gravidez. Outro é o afastamento dos membros e a desestrutura familiar fator determinante pois a falta da interação entre pais e filhos no que diz a orientação sexual e a dificuldades de discutir sobre temas em casa. E observa-se que na sociedade atual os pais geralmente não têm muito tempo