Aspectos físicos das regiões do Brasil
“clima, relevo, vegetação e hidrografia”
Região Norte.
A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, nome dado em razão do seu rio principal, o Amazonas. O mesmo é o maior do mundo em extensão e volume, durante os 6571 km que ele percorre e drena as águas de aproximadamente 07 mil afluentes.
Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies. Em toda extensão territorial são identificados 5 planaltos, 5 depressões e 4 planícies, além de três picos elevados, são eles: Monte Caburaí, com 1.456 metros de altitude; Monte Roraima, com 2.727 metros; e o ponto mais elevado do país, o Pico da Neblina, como 2.993 metros.
Parte da região é cortada pela Linha do Equador, nessas áreas as temperaturas costumam ser elevadas, também a região norte caracteriza-se por ser muito úmida. Mas acontecem alguns fenômenos em algumas épocas do ano que jogam as temperaturas de algumas cidades para baixo.
É na região Norte que encontramos a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, uma região de mata fechada e árvores altas, também na região é possível encontrar mangues e cerrado. A floresta amazônica é uma casa para grande biodiversidade. Os Campos de Hileia, localizados na ilha do Marajó e esparsamente em alguns pontos da Amazônia, também caracterizam a vegetação, sendo considerada extremamente rasteira e vazia.
Região Sul.
A Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, na zona temperada, dominada pelo clima SUBTROPICAL. Esse tipo de clima faz da Região Sul a mais fria do país. Podendo em casos extremos nevar em algumas cidades.
O relevo dessa região é bem diversificado e possui planícies, depressões e planaltos. O local mais alto se encontra no Paraná, o Pico Paraná, com cerca de 1922 metros de altitude. É dividido entre planalto Atlântico e