REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
SÃO PAULO
2014
ESCOLA ESTADUAL PAULO NOVAES DE CARVALHO
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Trabalho apresentado para obtenção de nota de geografia.
.
SÃO PAULO
2014
ÍNDICE
Sumário
INTRODUÇÃO
Venho com este trabalho demostrar a divisão oficial em cinco macrorregiões, Conhecer os aspectos histórico do planejamento regional no Brasil; Conhecer os fundamentos da divisão do Brasil em três complexo regionais, proposta por Pedro Pinchas Geiser.
1.0 CONTEXTO
O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988. O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). regionalização do território brasileiro está relacionada a um ato administrativo politico do poder público. Cuja intenção foi desenvolver programas socioeconômicos. A geografia teve 2 grandes estudiosos de renome, que também sugeriam formas de regionalizar o Brasil, sendo eles Pedro Geiger e Milton Santos.
Para termos conhecimentos das características físico-naturais, socioeconômicas e cidentificas as regiões propícias para o desenvolvimento industrial, o governo federal criou em 1934, o Instituto Nacional de Estatística, que a partir de 1938, passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o nosso conhecido IBGE.
1.1 DIVISÕES Em 1940 foi lançada a primeira regionalização oficial brasileira, a qual, dividia o pais em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este e Sul.
As delimitações estabelecidas não modificaram as fronteiras internacionais, mas foram definidas a partir das seguintes