Aspectos fisicos
De modo geral, a Região Nordeste apresenta médias de temperatura elevadas e baixos índices pluviométricos.
O Nordeste é a região que recebe menor quantidade de chuvas, especialmente na área onde predomina o CLIMA SEMI-ÁRIDO.
Além da baixa umidade, esse clima caracteriza-se pelas elevadas temperaturas e pelo grande potencial de evaporação.
No clima semi-árido do Nordeste, desenvolve-se a CAATINGA, formação vegetal que se adapta às condições climáticas da região.
Na caatinga predominam as PLANTAS XERÓFILAS, isto é, adaptadas ao clima quente e seco, tais como cactáceas e arbustos de folhas pequenas e raízes compridas.
A região próxima ao litoral nordestino é caracterizada pelo CLIMA LITORÂNEO ÚMIDO que, embora tenha médias de temperatura elevadas, apresenta altos índices de precipitação.
Na área de predomínio desse tipo climático, encontramos VEGETAÇÃO LITORÂNEA, como os mangues e algumas áreas de Floresta Tropical, constituídas da Mata Atlântica.
O CLIMA TROPICAL, associado à formação vegetal do CERRADO predomina em quase todo o estado do Maranhão, oeste do Piauí, norte e leste do Ceará, nas divisas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, além do centro-sul da Bahia.
No Nordeste, a distribuição dos rios é de apenas 3%.
Esse fato está relacionado principalmente com a predominância do clima semi-árido. A pequena quantidade de chuva, ou mesmo a sua ausência, em grande parte do ano, afeta a vida da população e a economia de muitos municípios nordestinos.
No Nordeste existem rios que secam nos períodos de estiagem. São os chamados rios INTERMITENTES ou TEMPORÁRIOS.
A maior parte dos rios intermitentes tem seu curso localizado no sertão, onde predomina o clima semi-árido.
Além dos rios temporários, também há os rios que nunca secam. São os chamados rios PERENES ou PERMANENTES.
Com sua nascente localizada no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, o rio São Francisco é o principal curso de água do Nordeste.
Por ser intensamente