África – aspectos físicos
RELEVO
A característica principal do relevo africano é o predomínio de planaltos antigos, bastantes gastos pela erosão. Esses planaltos formam enormes superfícies aplainadas, nas quais se destacam os picos rochosos.
Como a África apresenta um vasto território, existem varias áreas com características diferentes. Os planaltos contornam depressões cortadas por rios, nas quais se encontram lagos interiores, como o Chade e Ngami. As planícies costeiras situam-se ao longo do litoral, e são geralmente estreitas, exceto a oeste e norte onde se estendem para o interior como planícies do Níger e do Congo.
Na porção oriental da África encontra-se uma falha geológica que se estende de norte a sul, ocasionando sucessivamente o aparecimento de planaltos e depressões. Nessa região se localizam os maiores lagos e as mais altas montanhas do continente africano.
CLIMA
Em virtude da localização geográfica do continente, existe uma diversidade de climas, desse modo é possível encontrar tropical ou intertropical, mediterrâneo e semi-árido entre outras variações climáticas. No entanto, o que predomina é o clima interropical, dessa forma, as temperaturas na região são quase sempre elevadas (superiores a 20°C). Essa característica climática é determinada pelo relevo presente na costa e as montanhas impedem a entrada de massas de ar no centro do continente. As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões. Nas áreas intertropicais onde concentram-se as grandes florestas ocorre uma grade incidência de precipitação, já em outro as lugares praticamente não se desenvolve chuva como nos desertos , por exemplo.
A partir do contexto climático, podemos constatar os seguintes tipos de clima do continente africano.
Clima Equatorial: apresenta-se na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25°C e 30°C e índices pluviométricos que atingem até 3000 mm ao ano.Em