Aspectos específicos da organização das pmes
A pequena empresa precisa de administração organizada e sistemática tal qual a média e a grande empresa. Pode prescindir de elaborados processos e técnicas,em muitas áreas, desde que tenha uma administração de primeira ordem.
Segundo Drucker,a pequena empresa necessita de:
Estratégia: a fim de encontrar seu nicho ecológico especifico, no qual tenha pelo menos uma vantagem sobre as demais empresas,para poder enfrentar competições.Esse nicho pode ser liderança em um mercado distinto,definido pela geografia,necessidades ou valores dos consumidores.A estratégia evidencia-se em uma superioridade especifica,ou seja,capacidade de assistência,tecnologia própria ou superioridade em uma pequena,mas importante área de prestação de serviços.
Tarefas: Bem organizadas e estruturadas pela administração.A pequena empresa requer um alto executivo,com dedicação integral as tarefas,certa responsabilidade funcional e que saiba identificar as atividades básicas necessárias para a obtenção de objetivos propostos.Deve haver alguém responsável pela execução de tarefas.Como a pequena empresa tem recursos limitados,principalmente em relação a pessoas capazes a concentração lhe é fundamental,para que não haja dispersão desses recursos.
Sistema de controle e informação: para prever, com antecedência,quando e onde suas necessidades financeiras aumentarão,uma vez que seus recursos são ilimitados. A empresa precisa conhecer as mudanças em seu meio ambiente, a posição de seu pessoal-chave, a produtividade e seus recursos escassos, a distribuição de seus clientes, e o mercado final de sua mercadoria (ou serviços). Os dados de que ela mais precisa são aqueles que relatam a condição da firma e a utilização de seus recursos básicos, visando futuros desenvolvimentos e oportunidades, evitando futuros perigos ou riscos.
A média empresa também necessita de suas próprias normas administrativas. Nele, o pequeno grupo de alta administração deve conhecer as