Pequenas e medias empresas e empresas familiar
CARACTERÍSTICAS DAS PMEs
As pequenas e médias empresas apresentam algumas características distintas como serem empresas “legalizadas” e terem personalidade jurídica, serem de difícil classificação em decorrência da multiplicidade de critérios adotados pelos órgãos que possuem alguma relação com essas empresas, sua relevância já que apesar das oscilações seu numero gira em torno de 90% das empresas no Brasil, e sua dificuldade de acesso ao credito por serem consideradas pouco “profissionais” e apresentarem – se como “risco” para os bancos e pelas exigências feitas pelos bancos muitas vezes não é possível o cumprimento de tais exigências por esse tipo de empresa.
CONCEITO DE EMPRESA INSTITUCIONALIZADA
Empresa significa uma unidade produtora, fundamentada na livre iniciativa individual, assim como na obtenção e livre disposição da renda, empresa constitui –se em um grupo de indivíduos voltados por seu interesse, por contrato ou por “imposição” para o objetivo da produção rentável de bens e serviços. Tem necessidade de “meios materiais para seu desenvolvimento, sem os quais não se apresenta “viável”. A empresa tem seu inicio institucional quando adquire personalidade jurídica que lhe permite uma atuação competitiva e garante direitos e fixa responsabilidade, de acordo com o tipo geral da sociedade.
“ECONOMIA INFORMAL”
A “economia informal” caracteriza – se por sua “ilegalidade” pois atua como organização de produção, comercialização ou serviços porem não tem personalidade jurídica e se por um lado não paga impostos, por outro não tem acesso a credito para se manter ou expandir isso é um circulo que impede sua legalização. São pequenas e suas atividades são de fundo de quintal e não possuem clientes fixos. Especialistas acreditam que a concessão de credito sem burocracia poderia ajudar a legalizar esse segmento da economia.
EMPPRESA FAMILIAR
Empresa familiar é