Direito
As micro e pequenas empresas de serviços são empresas que prestam serviços para outras empresas (|IBGE, 2003). Geralmente são elas de porte maior, que podem ser englobados serviços de alimentos, segurança, limpeza, entre outros. “Na estrutura de prestação de serviços, destacaram-se também as micro e pequenas empresas de ”serviços prestados às empresas” com a maior representação no faturamento deste segmento”. (IBGE, p 28)
1. Tipos de micro e pequenas empresas no Brasil
Há dois tipos de micro e pequenas empresas: as familiares e as empregadoras. A familiar tem os familiares, os sócios e até mesmo os proprietários que trabalham para que funcione a empresa (IBGE, 2003). As empregadoras são aquelas que possuem pelo menos uma pessoa com o vinculo empregatício, ou seja, possui contrato ou registro em carteira.
O mundo empresarial constituído pelo conjunto de organização da economia do país pode ser considerado um conjunto de diferentes classes (familiares ou grupamento) de empresas afins em termos de características organizacionais. Tais características são identificadas em forma diferenciada com que as organizações se adaptam ao meio para sobreviver. Tachizawa (2004, p 153)
2. A importância das micro e pequenas empresas na economia brasileira
As micro e pequenas empresas têm como papel principal o de aumentar o crescimento do País (Dal’Bó, 2010). E com o crescimento da economia duplica a demanda de mão-de-obra, diminuindo as diferenças sociais, e aumentando o consumo das classes mais baixas. “As micro e pequenas empresas têm papel fundamental para alavancar o crescimento do País. Os pequenos negócios são de fundamental importância para fomentar o desenvolvimento e contribuir com o avanço do Brasil. (Dal’Bó, p 1).
3. Dificuldades enfrentadas pelas micro e pequenas empresas
As dificuldades mais comuns nas micro e pequenas empresas são a falta de