GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS PEQUENAS E MÉDIAS
EMPRESAS
Jéssica Natalia De S. S. C. Oliveira
Samira Ossame De Lima
Vera Lucia Souza
Marcos Vinicius Peniche
Curso de Ciências Contábeis
Polo: Rio Branco/Acre
Orientadora: Ingrid Grace de Souza Trivelato
RESUMO
Este trabalho visa entender se as pequenas e médias empresas estão se atendo para uma nova realidade de mercado, a governança corporativa, que vem se consolidando, e se tornando uma excelente ferramenta para sua administração, funcionando como ponto primordial da gestão. A aplicação nessas empresas é recente e é crescente o interesse pelo implemento de boas práticas com o objetivo de melhorar a transparência, fortalecimento da gestão, possibilitando assim a adaptação da empresa ao cenário econômico global e garantir, de forma sustentável, o crescimento das empresas. Buscou-se através de pesquisas na internet, e em obras publicadas, identificar como a governança corporativa esta sendo implementada nessas empresas, bem como mensurar os resultados dessa mudança no formato de gerir o negócio.
Palavras chaves: Pequenas e Médias Empresas, Governança Corporativa, Gestão.
2
INTRODUÇÃO
A Governança Corporativa surgiu a partir do momento em que os empresários começaram a enxergar a necessidade de mensurar os riscos aos quais estavam expostos, com a globalização dos mercados, precisavam dar um formato mais profissional e eficaz à sua empresa. Necessitavam também acabar com as grandes perdas econômicas ocorridas através de fraudes e escândalos, que fizeram com que a maioria das empresas perdesse a credibilidade e a confiança de investidores e governos.
Neste período as organizações passavam por um período critico, onde conflitos de interesse redundavam em uma gestão ineficiente e sem foco. A expansão dos mercados com a globalização colocou as empresas em uma situação nada confortável, pois deixaram a zona de conforto em seus mercados locais e começaram a conquistar novos públicos, o que necessitava de readequações