RESUMO AM RICA IV
CAP: 3 –
- SEC XIX AMÉRICA LATINA – Triunfo do liberalismo ; abertura de idéias, mais ampla participação da cidadania e uma sociedade mais aberta. Poder na mão de uma minoria, ou melhor, um sistema oligárquico. Necessidade de uma maior integração das massas na vida política e de uma legislação social. Necessidade de um desenvolvimento de capitalismo mesmo que frágil, baseado, principalmente, no exemplo europeu. Aceitar as transformações recorrentes, sobretudo dividir o poder com outros setores da sociedade.
- Influência cada vez mais forte dos EUA buscando aumentar sua influência Geopolítica na região latino-americana. Política agressiva baseada em intervenções. Caribe, República Dominicana e Nicarágua são exemplos disso.Revoltas e luta armada contra a ocupação.
Apogeu da exportação e do desenvolvimento para fora – economia progride e evolui para um caráter cada vez mais capitalista, porém o controle da riqueza por uma minoria, a persistência de fortes desigualdades de renda e a excessiva dependência da demanda externa era algo de críticas. Ingresso maciço de capital estrangeiro que começavam a dominar os centros produtivos, principalmente dos Eua e Grã Betanha. Grande exportação principalmente pos 1 guerra mundial enquanto o comércio internacional continuava ativo. Logo depois desencadearia a crise de 29.
Indústria – Alguns progressos – Impulso industrial ligado ao comércio exterior, portanto alguns investimentos eram retidos nacionalmente tanto para abastecimento quando para investimento no desenvolvimento ferroviário. Estímulo dos governos à atividade industrial, principalmente pos 1 guerra onde houve diminuição das importações dos países europeus obrigando os latino americanos a tentar produzir o que era trazido de fora. Apesar de seus avanços, a indústria foi por muito tempo uma atividade voltada quase exclusivamente para o mercado interno, pouco contribuindo para o comércio exportador, que continuou concentrado nos mineirais