Exodo
CIÊNCIAS TEOLÓGICAS
A TEOLOGIA DE ÊXODO
RESUMO SOBRE O TEXTO A TEOLOGIA DE ÊXODO
MANAUS – AM
15 DE ABRIL DE 2013
A TEOLOGIA DE ÊXODO
RESUMO SOBRE O TEXTO A TEOLOGIA DE ÊXODO
MANAUS - AM
2013
A TEOLOGIA DE ÊXODO Seria difícil um único tópico na bíblia que não esteja em Êxodo. Muitos dos temas surgem neste livro. Nessa introdução consideraremos as riquezas teológicas desse livro.
I. O DEUS QUE CONTROLA A HISTÓRIA
Deus é controlador invisível de toda história e circunstâncias, conforme Êxodo 1, embora nome de Deus não seja mencionado até capítulo 20. Significa que o hebreu percebia a mão de Deus em cada circunstância, não somente nos milagres. Nada está alem do Seu pode e controle – isso que levou os israelitas a considerarem o Êxodo como o maior acontecimento da Historia e redenção de Israel. Nenhum israelita podia duvidar do êxodo, pois foram salvos do poder do Egito. Esse invencível pode de Deus não é exercido arbitrariamente ou despropositadamente. Ele controla os acontecimentos para o bem final de todos, conforme demonstrado no capitulo inicial na preservação da vida de Moisés, em sua adoção pela filha do Faraó e das parteiras israelitas. Também quando Moises acaba como um fugitivo. O que começou com doutrina de providencia terminou como graça de Deus.
II. EU SOU YHWH
Deus é YHWH, fundamental revelação de Deus sob este nome para a teologia da era mosaica. Uns acham que antes de Moises esse nome não era conhecido nem usado, somente para mostrar identidade entre o Deus dos patriarcas e o Deus conhecido por Moises. Outros sustentam que o nome era conhecido de ancestrais de Israel. Deus tem um nome e por isso é pessoal.
Para o hebreu, nome simboliza caráter. Assim, conhecer o nome de Deus é conhecer tal como Ele é. Proclamar YHWH é descrever seu caráter. Esse nome está envolvido em tudo que lhes acontecia. Reputação de Deus