Comparativo gestão de riscos
O artigo Mapeamento do Gerenciamento de Riscos no PMBOK, CMMI-SW e RUP, publicado por Pascale Correia Rocha e Arnaldo Dias Belchior, ex-alunos do curso de Mestrado de Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza - CE, no ano de 2004, com 12 páginas que falam em específico sobre o assunto de Gerenciamento de Riscos e disponível em formato eletrônico, no site http://www.simpros.com.br/simpros2004/Apresentacoes_PDF/Artigos/Art_24_Simpros2004.pdf, investiga as similaridades e as divergências entre as abordagens dos modelos de mapeamento de riscos PMBOK, CMMI-SW e RUP para projetos de software.
O artigo é dividido em seis seções, onde é necessário que o leitor possua um conhecimento prévio sobre o tema abordado. Na seção 1, uma breve introdução sobre o tema abordado é realizada, esclarecendo o conceito dos modelos de gerenciamento de riscos estudados no artigo, sendo os mesmos: PMBOK (A Guide to the Project Management Body of Knowledge) que trata do gerenciamento de projetos de uma forma ampla, não sendo o mesmo específico para software. O CMMI (Capability Maturity Model Integration for Software) que provê um framework para a implantação e melhoria do processo de fabricação de software. Por último, o modelo RUP (Rational Unified Process) que é um processo baseado nas melhores práticas da engenharia de software.
Na seção 2, é abordado pelos autores o modelo de gerenciamento de riscos do PMBOK (2000), onde é dito que com a utilização da gerência de risco a probabilidade de ocorrências e impactos positivos é maximizada e os impactos negativos são minimizados nos projetos. Para que isso ocorra, devem-se observar os seis processos da gerência de risco, citados pelo guia [PMBOK, 2000], sendo eles: planejamento de gerência dos riscos, identificação dos riscos, análise qualitativa dos riscos, análise quantitativa dos riscos, planejamento da resposta aos riscos e monitoração e controle dos riscos.
Na