ASPECTOS ECONOMICOS DA EMPRESA TIGRE S.A.
ASPECTOS ECONOMICOS DA EMPRESA TIGRE S.A.
1. História da empresa
A Tigre S. A. nasceu da ousadia e pioneirismo do jovem empresário João Hansen Júnior. Começou em 1941, com uma pequena fábrica de pentes de chifre de boi chamada ‘Tigre’, localizada em Joinville. Já no ano seguinte veio a diversificação, com a produção dos cachimbos Sawa.
Era uma época de dificuldades decorrentes da 2ª Guerra Mundial, mas também de oportunidades, geradas por novos hábitos e novos produtos. Não demorou muito para que uma das mais revolucionárias novidades chegasse ao Brasil: o Plástico. Ao invés de encarar o novo material como uma ameaça ao chifre de boi, a Tigre passou a utilizá-lo na confecção de seus produtos e logo se deu a compra da primeira injetora, que permitiu a produção de pentes, piteiras, copos, pratos, brinquedos e leques.
Naquela época, os poucos leques que haviam eram importados e caros. Então a oportunidade estava justamente em surpreender com a fabricação de leques plásticos e baratos, para que todas as mulheres pudessem usar. Assim a ‘Escola de Pintura’ produzia os mais de 40 diferentes modelos de leques que foram um grande sucesso da época.
No final dos anos 50, quando a empresa já havia progredido bastante com uma extensa gama de produtos plásticos extrudados e injetados, João Hansen acreditou que a matéria plástica poderia ir muito além e investiu forças em um projeto ousado – um produto absolutamente novo e fascinante para a época: Tubos e Conexões de PVC para instalações hidráulicas.
Para muitos era uma idéia absurda, porque o plástico parecia frágil para substituir os tubos de ferro galvanizados. E este desafio foi o grande combustível da Tigre. A partir deste momento a empresa não parou mais de buscar o novo e usar de criatividade e dinamismo para lançar no mercado as mais inovadoras ações.
Já em 1946 contava com um ambulatório totalmente equipado para atendimento de seus funcionários, distribuição de