Trabalho Tigre
Departamento de Administração Geral e Aplicada
Curso de Graduação em Administração
Disciplina de Gestão Internacional de Negócios
INTERNACIONALIZAÇÃO DA TIGRE
Aluno: Levy Guyss Nascimento
Curitiba, 23 de junho de 2015
RESUMO
Segundo estudo realizado em 2012 pela Fundação Dom Cabral, a Tigre está entre as empresas mais internacionalizadas do Brasil,. Uma grande multinacional brasileira que está presente em mais de 40 países (via exportação), mais de 7.000 funcionários e 23 fábricas, sendo 10 no Brasil e 13 no exterior.
Além da Tigre - Tubos e Conexões, o Grupo é formado pela Pincéis Tigre - Ferramentas para Pintura, a Plena - Acessórios em PVC, a Claris - Portas e Janelas em PVC e a Tigre ADS - Tubos Corrugados em PEAD.
A missão do grupo é a de criar soluções inovadoras para o setor da construção. Líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo, a marca Tigre é referência nos mercados Predial, Infraestrutura, Irrigação e Indústria. Também é reconhecida pela sua cultura de valorização das pessoas, sendo apontada pela 15ª vez, como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o Guia Você S/A – EXAME 2014.
“A expansão internacional, a criação de novos negócios e novos produtos são as formas encontradas pela Tigre para manter seu crescimento constante“ (dados extraídos da página eletrônica da empresa Tigre S.A. – TIGRE, 2015).
INTRODUÇÃO
As estratégias de internacionalização de empresas têm se tornado um tema frequente em grandes corporações, por meio das quais se verificam intenções de expandir seus negócios como forma de atingir sua estratégia de crescimento. A literatura cita duas grandes abordagens sobre os processos de internacionalização: Teorias Econômicas e Comportamentais. A primeira é impulsionada por decisões econômicas com base em pesquisas sobre o mercado e o contexto da atuação das empresas. Suas principais vertentes consistem na Teoria de