Redes
Disciplina: Redes I – Fundamentos - 1º Período
Professor: José Maurício S. Pinheiro
AULA 1: Conceitos de Redes de Dados
1. Sinais Analógicos e Digitais
Até o século XIX a comunicação era realizada por voz, escrita, sinais visuais, etc. O telégrafo e o telefone aumentaram sensivelmente o alcance e a velocidade das comunicações convertendo as informações em sinais elétricos para transmissão. Os sinais podem ser vistos como uma forma de onda
(representação da amplitude do sinal em relação ao tempo) e são classificados em digitais e analógicos. O processamento dos sinais do primeiro tipo é mais fácil do que os sinais do segundo tipo. Assim sendo, existe uma tendência em transformar os sinais do tipo analógicos em digitais. Isso é possível através da técnica chamada de DIGITALIZAÇÃO.
Esclarecemos que isso não quer dizer que os sinais analógicos estejam com os seus dias contados, pois ressaltamos que o sinal é digitalizado na origem, com objetivo de processamento e muitas vezes quando o mesmo é entregue no destino, o sinal é novamente transformado em analógico. Como exemplo, podemos citar o ser humano, cujo sentido da audição é analógico, não fazendo o menor sentido para nós, ouvirmos um som digital.
1.1
Sinal Analógico
É todo sinal cuja variação é contínua em relação a um parâmetro analisado, geralmente em relação ao tempo.
Figura 1 - Sinal Analógico
Pág. 1/10
1.2
Sinal Digital
É todo sinal cuja variação é discreta em relação a um parâmetro analisado, geralmente em relação ao tempo.
Figura 2 - Sinal Digital
2. Tipos de Comunicação de Dados
2.1
Quanto ao sentido de transmissão
SIMPLEX: Transmissão unilateral, ou seja, só existe transmissão de A para B, não existindo transmissão no sentido inverso, sendo necessário apenas um único “caminho” para transmitir os bits.
COMUNICAÇÃO
A
B
Figura 3 - Comunicação