ASPECTOS DO ENVELHECIMENTO
RESUMO
Este trabalho apresenta a percepção da chegada da velhice. Desenvolvido para mostrar o que muda na vida das pessoas idosas com as mudanças sociais, sensoriais e físicas, em uma fase que é rodeada por julgamentos, preconceitos e que muitas pessoas veem como um problema.
Palavras-chave: Percepção. Aspecto Social. Mudanças Sensoriais. Mudanças Físicas.
1 INTRODUÇÃO
A população idosa no Brasil teve um aumento muito significativo, devido a grandes reduções na mortalidade dos próprios idosos e a redução de índices de natalidade. Este trabalho aborda a percepção do idoso diante do envelhecimento, relata aspectos sociais, aspectos físicos e aspectos cerebrais. Conforme o ser humano vai envelhecendo ocorre diversas mudanças em todos esses aspectos, e muitas vezes não são compreendidas apenas como natural ao ser humano e como ciclo da vida, carregam consigo vários medos e prevalece ao redor do envelhecimento o famoso senso comum.
As pessoas, muitas vezes, consideram a velhice como a reta final de um ser humano, onde não há mais sonhos nem objetivos, apenas problemas de saúde, dias entediantes em frente a televisão, falta de disposição, dependência de familiares e solidão, infelizmente muitos idosos pensam assim. A sociedade possui um papel muito importante para modificar esta visão, pois observa o envelhecimento como um "problema", criando estereótipos ocasionando a exclusão dos idosos em suas comunidades, e nosso meio infelizmente privilegia a juventude e a beleza.
Problemas de saúde são mais presentes nesta fase, a presença da demência em alguns casos, por exemplo, acaba afetando o comprometimento cognitivo do idoso, onde certas funções mentais são perdidas gradualmente com o aumento da idade. A atividade física regular é muito importante para a saúde do idoso, evitando inclusive o sedentarismo. Com a chegada da velhice muitas mudanças ocorrem nos aspectos sociais em que o ser humano está