Aspectos da língua a partir do romantismo
Aspectos da língua a partir do Romantismo : o léxico
▪ No exame da língua literária do segundo período , que é o que realmente importa na afirmação da literatura brasileira com características próprias , serão considerados alguns aspectos do léxico , da frase e do discurso relatado. ▪ O léxico básico da língua comum aparece acrescido , na língua literária , de vocábulos mais ou menos marginais – latinismos , arcaísmos, neologismos, tupinismos, estrangeirismo, regionalismos, vulgarismo- que se relacionam com o gênero da obra e com a assunto tratado , ou resultam das influências da época e do próprio gosto do autor. ▪ Alguns autores sentem necessidade de um léxico mais opulento, 9...0; outros utilizam , sem cuidados especiais de escolha , um léxico mais modesto e cediço, suficiente para expressar os fatos corriqueiros da vida que retratam (...). Temos ainda o caso de um Machado de Assis que, não se excedendo em termos poucos usuais , emprega as palavras comuns em combinações novas , com conotações originais e sugestivas , (...).
Latinismos
▪ Empréstimos tomados do latim , que começaram a incorporar-se na língua desde o século XV , são muitos explicáveis pela formação já comentada dos autores da época. Eles conferiam ao estilo pompa , dignidade , nobreza , musicalidade e, também , muitas vezes , um tom afetado. ▪ Enquanto os românticos se deixavam seduzir pela pompa das palavras e os parnasianos procuravam os termos mais ajustados as idéias(les mots propres) , os simbolistas tomaram como princípio estético a musicalidade e a intensidade sugestiva dos vocábulos, dando assim um importância ainda maior à palavra como fator poético.
Arcaísmos
▪ Os arcaísmos se explicam pela formação literária dos escritores e também , especialmente no caso dos românticos ,pelo gosto da evocação do passado . Na obra de Gonçalves Dias são eles numerosos.(...). ▪ Também Machado de Assis (1839-1908) revela discreto pendor para os