Propriedades coligativas
Através da aplicação das propriedades coligativas, é possível se determinar as massas moleculares. Em muitos casos as propriedades de uma solução podem ser consideradas como sendo as do solvente puro, modificadas pela presença das moléculas do soluto.
Nestes casos o efeito sobre as propriedades do solvente depende do número de moléculas do soluto presentes, numa certa quantidade de solvente e não das propriedades específicas do soluto. Assim as alterações nos pontos de fusão (ou congelamento), ebulição e pressão de vapor de uma solução, depende principalmente do número de partículas implicadas.
PRESSÃO DE VAPOR
A pressão de vapor aumenta com a temperatura e quanto maior é a pressão a uma mesma temperatura, mais volátil é o líquido.
Vaporizando-se um líquido no interior de uma câmara barométrica do tipo Torricelli, até ser atingido o equilíbrio líquido-vapor, o abaixamento da coluna de mercúrio mede a pressão de vapor à temperatura da experiência.
Um líquido entra em ebulição à temperatura em que a sua pressão de vapor iguala-se à pressão exterior. Assim, a 100ºC a água tem pressão de vapor igual a 1 atm. Portanto, a 1 atm a água entra em ponto de ebulição a 100ºC.
A maioria dos sólidos fundem-se com expansão de volume, o gelo é uma das poucas exceções, funde-se com contração do volume. O ponto de fusão do gelo aumenta com a diminuição da pressão, e vice-versa. Para a maioria dos sólidos, o ponto de fusão aumenta com o aumento da pressão e vice-versa. As variações dos Pontos de Fusão são insignificantes com a variação de pressão, porque no equilíbrio sólido-líquido não há participante gasoso.
O ponto de ebulição de todas as substâncias aumenta com o aumento da pressão e vice-versa. As variações dos Pontos de Ebulição são significativas com a variação de pressão, porque no equilíbrio líquido-vapor há participante gasoso. PRESSÃO DE VAPOR DE UM LÍQUIDO PURO
Um recipiente contendo água líquida, depois de algum