Aspectos 1940-1960
SERVIÇO SOCIAL maria josé da silva santos
TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Caruaru-PE
2011
maria josé da silva santos
TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas interdisciplinar.
Professores: Adary Rosana Goes, Sérgio Goes Barbosa, Lisnéia Rampazzo, Márcia Bastos.
Trabalho Individual.
Caruaru-PE
2011
Trajetória do Serviço Social no Brasil
Reconstrução Histórica do Serviço Social e suas relações com as classes Sociais. O serviço social é uma profissão com um belo desenvolvimento histórico, por muito tempo esteve à serviço da burguesia, no começo o serviço social tinha caráter filantrópico, sem apresentar perfil profissional permanecer assim por bastante tempo.
Na metade da década de 30, a igreja começa a interferir politicamente na questão social, devido o desenvolvimento da classe operária. O Serviço Social surgiu nessa época por iniciativa de grupos sociais comandados pela classe feminina ligada a igreja católica, onde suas origens sociais eram a burguesia e a aristocracia agrárias na época formando assim a base social do movimento leigo.
A primeira escola do Serviço Social surgiu em 1936 no Estado de São Paulo durante a ditadura onde foi implantado o Estado Novo. O Estado desenvolve o reconhecimento das necessidades da classe operária e de seus interesses, onde a questão social passou a ser o principal alvo das contradições sociais. O Serviço Social funcionava dentro da Ação Social como alternativa à caridade e à repressão durante a república velha. O alvo principal do Serviço Social era a família operária, onde se tentava trabalhar nas famílias a edificação diante de sua “fraca formação moral”. O objetivo principal do movimento leigo era mostrar a classe operária que mesmo diante da burguesia que se julgava superior aos seus valores deveriam