Aspecto fundamental
Prof Gleistone
Estudo de caso
M.A.P - É uma senhora de 82 anos que deu entrada na unidade de terapia intensiva (uti) com o quadro clinico exposto a seguir:
Queixa principal-
Alterações do estado de consciência
História de moléstia atual -
Paciente admitida em pronto socorro do Hospital São Luiz Gonzaga, com quadro de piora neurológica súbita, evoluindo com glasgow 6. No hospital; intubada, puncionada dois acessos periféricos calibrosos no membro superior direito (MSD) encaminhada para tomografia computadorizada (TC) que na região pariental esquerda e ausência de hidrocefalia.
História Pregressa
Paciente subitamente hipertensa, com passado de troca aórtica (metolica), há seis anos por causa da insuficiência da válvula aórtica (a paciente não estava seguindo as orientações médicas referentes ao uso dos hipotensores e antiagregantes plaquetárias)
Não há relato de alergias e medicamentos.
Historia Familiar
Na família há história de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melitus (DM).
Padrões de vida -
Dona de casa, viúva, mãe de três filhos, avó de sete netos. Formada em enfermagem, realiza atividades de croche, gosta de assistir novela Salve Jorge. Há saneamento básico em sua residência.
Requisitos de auto cuidado
Cliente agitada, não comunicativa, com resistência em seguir a terapêutica indicada pelos médicos e enfermeiros (negação da doença)
Hábito Alimentar prejudicado, mas fazia uso de dieta hipossódica, era sedentarista.
Hábito urinário, há relato de disúria e alterações nas características de urina.
Ao exame de urina infecção urinária.
Hábito intestinal irregular, normalmente fica cerca de quatro dias sem evacuar, sendo necessário o uso frequente de supositório.
Sono e repouso: Dorme somente 4 horas por noite, apresenta episódios de insônia, mostrando-se preocupada e ansiosa em relação a família e doença.