Aspecto cultural
Nesse tradicional bairro foram cortados os laços que nos prendiam aos nossos colonizadores, através do grito de liberdade do imperador Pedro I, no distante ano de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, onde hoje se localiza o Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, que é um conjunto escultórico em granito e bronze.
Os terrenos, outrora ocupados por grandes galpões industriais, recebem novos empreendimentos residenciais, cercados por áreas verdes, como o Parque da Independência, onde se localiza o histórico Museu Paulista, o mais importante museu do Brasil, o Ipiranga oferece ótima infraestrutura para os moradores. Além do Museu Paulista, encontramos no bairro o museu de Zoologia, onde todos os visitantes poderão conhecer fósseis de animais pré-históricos, também encontramos no bairro o Planetário Mundo Estelar, Zoo Safari São Paulo, Museu do Automóvel, Casa do Grito, Jardim Botânico e o Aquário de São Paulo
Já na área esportiva, uma unidade do SESC coloca à disposição da população quadras poliesportivas, ótima piscina coberta, teatro, cinema e exposições. Na Rua do Manifesto encontra-se o tradicional e respeitadíssimo C.A. Ipiranga, que nas décadas de 40 e 50, contribuiu sobremaneira para o futebol paulista, revelando inúmeros craques, que defenderam orgulhosamente a seleção brasileira.
No Carnaval, a escola de samba Imperador do Ipiranga dignifica o bairro, com suas belíssimas apresentações no Anhembi.
Balanço socioeconômico do bairro do Ipiranga
O bairro do Ipiranga é um bairro que tem muitos valores quando se tratam de moradias, comércios principalmente em indústrias e serviços prestados.
Os pontos de comércio mais reconhecidos no bairro estão localizados na Rua Silva Bueno onde tem de tudo, mercado, loja de roupas, academias, farmácias, perfumarias, bancos, academias, padarias, entre outros. Na Avenida Nazaré tem também alguns pontos de comercio, porém a grande