Asma e Pneumonia
A Asma e Pneumonia são doenças inflamatórias que acometem os pulmões dificultando a passagem do ar causando dificuldade respiratória. Portanto o presente trabalho aborda fisiopatologia, sinais e sintomas, fatores de risco, complicações, medidas preventivas, tratamento, diagnóstico, principais diagnósticos de enfermagem, bem como as principais intervenções de enfermagem.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Conhecer a Asma e Pneumonia bem como as intervenções necessárias para ambas as patologias.
2.2 Objetivo Específico
Mostrar como a Asma e Pneumonia podem afetar a rotina diária dos portadores, sinais e sintomas, fatores de risco, complicações, medidas preventivas, tratamentos existentes, os possíveis diagnósticos de enfermagem, orientações e cuidados que os enfermeiros podem fornecer ao paciente.
3. JUSTIFICATIVA
Preparar o profissional enfermeiro e estudante de enfermagem, aprofundando e ampliando seus conhecimentos sobre a Asma e Pneumonia.
4. METODOLOGIA
Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa.
5. FISIOPATOLOGIA
5.1 Asma
Asma é o estreitamento dos bronquíolos (pequenos canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou bronco espasmo. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil.
Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.
A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.
A asma não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado, possibilitando ao paciente ter vida normal, inclusive com a prática de esportes.
5.2 Pneumonia