Asma sobre o olhar da psicossomática
O que é Asma?
Asma é o estreitamento dos bronquíolos (pequenos
canais de ar dos pulmões) dificultando a passagem do ar e provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil.
Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.
A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família. Sintomas
Os sintomas mais frequentes são falta de ar, tosse
seca, chiado e opressão no peito. Gripes e resfriados costumam agravá-los.
O que causa a Asma?
Os pesquisadores ainda não sabem porque a asma
acomete algumas pessoas e outras não. Se pessoas de sua família têm asma, a sua chance de ter asma é maior. A exposição no início da vida à fumaça de tabaco, infecções e algumas substâncias alérgicas podem aumentar as chances da criança desenvolver a asma.
Asma tem cura?
Asma não tem cura, mas a maioria das pessoas com asma pode controlar a doença de modo que os sintomas desaparecem ou se tornam infrequentes permitindo uma vida normal e ativa.
Apresentação do caso
Contexto de vida do paciente
A1, paciente do sexo feminino, atualmente com 22 anos.
A1 relata que teve uma infância um pouco difícil pois via seu pai agredindo sua mãe, até quando resolveram se separar. A separação ocorreu quanto A1 tinha 4 anos, e nesta época se iniciaram as crises de asma, além de fortes alergias.
Morava com sua vó e sua mãe, mas sua mãe trabalhava o dia inteiro fora, passando maior parte do tempo com sua avó.
Relata que tinha tudo que queria de sua avó.
Era uma criança bastante acima do peso porque comia demais e sua vó achava que era por isso que sofria de asma.
Na escola era uma criança comunicativa, se dava bem com os