Aspectos psicodinamicas em pacientes com asma
Disciplina: MD430 Psicologia Aplicada à Saúde
Prof. Egberto Ribeiro Turato
Alunas: Cibele Ayo Schmiedecke – RA: 090759 Isabella Helena Peranovich- RA:141515 Paula Belai Moliani – RA:137222
ASPECTOS PSICOSSOMÁTICOS EM PACIENTES COM ASMA BRÔNQUICA
A asma brônquica carrega um importante fator psicodinâmico , muito bem conhecido.Esse fator deve ser bem estudado por todos os profissionais de saúde que interagem com asma, pois a assistência psicológica a estes pacientes é um dever de todos, embora a asma brônquica padeça dessa assistência.
O componente emocional dos pacientes asmáticos pode influir em três níveis do quadro da doença: no desencadeamento das crises, na persistência ou agravamento do sofrimento durante as crises ou períodos intercríticos e na resistência ao tratamento.
O DESENCADEAMENTO DAS CRISES
As crises asmáticas frequentemente se iniciam em situações de forte tensão emocional, com diferentes conteúdos- ansiedade, ódio, medo. As bases neurológicas se psicodinâmicas da participação de fatores emocionais no desencadeamento das crises asmáticas estão firmemente estabelecidas. A via eferente tem sua sede no hipotálamo,cuja porção anterior inicia a ativação do parassimpático e a porção posterior a do simpático.Ligações com centros límbicos relacionam essa via com respostas do prazer (ativação do parassimpático) e de dor (ativação do simpático).
ATUAÇÃO NAS CRISES
O principal objetivo da atuação psicoterápica durante as crises deve ser o combate à ansiedade e ao sofrimento. É importante que médicos e paramédicos se policiem para propiciar boa acolhida ao paciente em crise, incluindo palavras de apoio e incentivo. Além disso, é indispensável proporcionar ao paciente em crise uma acomodação confortável , não sujeitando-o, por exemplo, a ambientes frios, expostos, pouco asseados ou repletos de doentes.
TEORIAS PSICODINÂMICAS EM ASMA BRÔNQUICA Na década de 1960, procurava-se identificar