Asfixia
Já foi utilizada também como método de aplicação de pena de morte. A asfixia tem várias causas, dentre elas: afogamento, enforcamento, parada dos músculos respiratórios, envenenamento, aspiração de substâncias nocivas ou vômito (broncoaspiração) etc.
Definição
A asfixia (sufocação ou engasgo) é o espasmo da tosse e expectoração que se apresentam em conseqüência da penetração de líquidos ou sólidos nas vias aéreas (a isto se chama aspiração). O reflexo da tosse da criança expulsará o líquido aspirado da traquéia em 10 a 30 segundos. A obstrução completa se apresenta quando algum alimento sólido ou algum objeto estranho se aloja na laringe (também pode ocorrer em casos graves de difteria ou crupe). Nestas condições, a criança não pode respirar, chorar nem falar. O lactente estará em estado de pânico e, se a obstrução não for eliminada em 1 ou 2 minutos, a criança desmaiará.
Primeiros socorros
1- Chame a equipe de resgate IMEDIATAMENTE
Chame a equipe de resgate imediatamente em todos os casos de asfixia por um objeto sólido.
Em geral, o engasgo por líquidos é temporário e inofensivo. Chame a equipe de resgate se seu filho se engasgar com um líquido e ficar azulado, com o corpo pálido ou perder os sentidos.
2- Estimule a tosse
Enquanto seu filho estiver respirando e tossindo, não faça nada exceto estimulá-lo a expulsar por si só o material aspirado, por meio da tosse. O objetivo principal do reflexo de tosse de seu filho é limpar a traquéia. Não lhe ofereça nada para beber porque os líquidos poderiam ocupar o espaço necessário para a passagem do ar.
3- Manobra de Heimlich se a respiração de uma criança de mais de 1 ano de idade parar
Se seu