ASFIXIA
Diovana, Fernanda e Patrick
3º2
O QUE É?
A asfixia é a insuficiência de oxigenação sistêmica devida ao:
• Baixo conteúdo de oxigênio do ar ambiente ou obstáculo mecânico à respiração.
• O processo de estrangulamento, ao contrário do que muitos pensam, não quebra ossos, mas provoca asfixia, por não permitir o movimento dos músculos da caixa torácica dos animais. • Já foi utilizada também como método de aplicação de pena de morte. A asfixia tem várias causas, dentre elas: afogamento, enforcamento, parada dos músculos respiratórios, envenenamento, aspiração de substâncias nocivas ou vômito.
SINTOMAS
• Os principais sinais e sintomas gerais da falta ou insuficiência de oxigênio são: palidez, dilatação das pupilas, respiração ruidosa, tosse, cianose na face e nas extremidades.
Se a asfixia for duradoura ela pode causar inconsciência com parada cardíaca e respiratória, cianose e, finalmente, morte.
O que você pode fazer em casos de asfixia por aspiração de corpos estranhos?
• Um grande número de casos de asfixia é causado pela aspiração acidental de objetos estranhos. Quase sempre você terá que prestar os primeiros socorros, antes da chegada do auxílio médico. Em se tratando de uma criança pequena, abra-lhe a boca e tente extrair o corpo estranho, com muito cuidado para não empurrá-lo ainda mais para baixo. Coloque-a de cabeça para baixo, sacuda a criança e bata-lhe nas costas, com a mão aberta. Isto talvez ajude a expulsar o objeto estranho. Sendo um adulto, coloque-se por trás da vítima e passe-lhe o braço em volta da cintura; feche o seu punho e coloque-o logo acima do umbigo, cubra o punho com a outra mão e pressione firmemente para dentro e para cima; repita essa operação tantas vezes quantas forem necessárias; se a respiração não se restabelecer e a vítima estiver com as extremidades arroxeadas, faça respiração boca a boca. Nunca abandone a vítima para pedir auxílio; peça a outras pessoas para fazerem isso.
Como prevenir a asfixia?
Evitar ou tratar