Asdfasdf
Enfermagem e Saúde
Pública
Nome: Miriele Joyce
Professora: Divanilda
Escola: Jose Rodrigues da Silva
Data: 09/03/13
Turma: E45 Técnica em Enfermagem
Ponte Nova
Hepatite
As hepatites virais são processos inflamatórios do fígado, caracterizados por lesões hepatocelulares. Sob a denominaçaogenerica de hepatites por vírus, agrupam se varias infecções bem definidas similares do ponto de vista clinico mas diferentes quanto a etiologia e a epidemiologia. Os quadro clínicos, os meios diagnósticos, o tratamento e a assistência de enfermagem são comuns a todos os tipos de hepatite.
Hepatite tipo A
Descrição: doença viral aguda, com manifestações clinicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomaticas ate formas fulminantes(menos de 1% dos casos). Na maioria das vezes as infecções são anicitericas, os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal. O quadro clinico é mais intenso na medida em que aumenta a idade do paciente.
Sinais e sintomas: pode variar de uma doença leve semelhante a gripe, ate uma insuficiência hepática fulminante Ex: febre, anorexia, náusea, mal estar, inctericia.
Obs:os sinais e sintomas são o aspecto comum de todos os tipos de hepatite.
Tratamento:não existe tratamento medicamentoso especifico. Ele é apenas sintomático, coltado a manifestação como febre , náuseas, vômitos e dor. O paciente é submetido a repouso na fase inicial, dieta com retriçao de gorduras, devido a dificuldades digestivas; transplante hepático, nos casos de comprometimento hepático extenso.
O tratamento é para todos os tipos de hepatites
Prevenção: a vacinação contra hepatite A proporciona proteção prolongada contra a doença medidas de higiene pessoal, evitar consumir alimentos mal lavados , agua mal tratada e frutos do mar crus.
Hepatite B
Descrição: doença viral que cursa de forma assintomática ou sintoamatica. Na forma aguda os sintomas vao desaparecendo paulatinamente. Algumas pessoas desenvolvem a forma