ASDFASD
O segmento das indústrias é um dos mais competitivos do Brasil, devido ao grande número de empresas existentes no país. Em um ambiente organizacional, sobretudo aqueles que querem tornarem-se competitivos, otimização e o aprimoramento dos recursos internos são passíveis de aplicação dos princípios do Just – in - Time (controle do tempo) com fins de melhoramento produtivo e competitividade mercadológica.
O Just – in - Time (controle do tempo) surgiu após a Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Company. É também conhecido como Sistema Toyota de Produção (STP) e tem como função eliminar custos através da eliminação das perdas, ou seja, atividades que geram custo e não agregam valor ao produto.
A produção enxuta combina as vantagens da produção de variedade de produtos (mix de produtos) e produção em massa (baixos preços). Para tanto, apóia-se nos princípios da manufatura celular, em particular na reorganização de layouts produtivos, no treinamento para formação de trabalhadores multifuncionais e na padronização/revisão contínua das operações (WEMMERLÖV & HYER,; SPENCER & GUIDE,; MONDEN apud MILTENBURG, 1998).
O processo produtivo dentro da organização contribui muito com o futuro da mesma, podendo tanto levá-la ao sucesso quanto a falência, portanto a maneira que o processo produtivo for conduzido resultara diretamente na saúde financeira da organização.
O layout celular conjuga dois importantes benefícios dos layouts lineares e funcionais. Primeiro, através da tecnologia de grupo, reúne equipamentos e produtos afins, proporcionando ganhos de escala típicos da produção em linha. Segundo, através da reorganização física de equipamentos aproxima trabalhadores promovendo a multifuncionalidade e a flexibilidade da força de trabalho, característica dos layouts funcionais.
1.1 PROBLEMAS DE PESQUISA
I. Entender por que os administradores tem tantas dificuldades com o sistema de produção das empresas?
II. Esboçar uma ideia de