asdfasd
Ligando a política a fazer tudo o que fosse possível para realizar a permanência e a manutenção do poder. Se expressou coma forma absolutista de governar.
2-intepreta o seguinte pensamento do filosofo Maquiavel “um príncipe não precisa ser amado. Ele deu ser temido e respeitado, mas não pode ser odiado (Maquiavel o príncipe ).
O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos. É claro que, enquanto se lhes faz o bem, tudo isso fica oculto sob a pele. Enquanto se está provido abundantemente, não há dificuldade em se lhes comprar o amor e o apoio.
3-qual o conselho de Maquiavel ao príncipe ?
Para Maquiavel, um príncipe não devia medir esforços nem hesitar, mesmo que diante da crueldade ou da trapaça, se o que estiver em jogo for a integridade nacional e o bem do seu povo.
4-hobbes entendia que o “homem e o lobo do próprio homem”. Explique essa tese e como ela o levou a sua concepção de estado.
Hobbes considera que os homens decidem selar o pacto social para evitar o estado de “guerra de todos contra todos” - gerado pelo fato de que todos os homens se consideram iguais e, portanto, com os mesmos direitos - criando, assim, a estrutura soberana – o Estado absoluto - que controlaria e reprimiria os conflitos. Trata-se, assim, de um pacto de submissão, para preservar vidas, em que se troca a liberdade pela segurança do Estado Monstro Leviatã.
5- Locke e Rousseau também formulam suas ideias teorias contextua listas acerca da origem do estado, polemizando em grande parte com as concepções de Hobbes. discorre sobre essas teorias, procurando destacar os aspectos desse debate.
Locke concebe um “estado de natureza” diferente do apresentado por Hobbes. O seu “estado de