asda
Família TTL
Aluno: Daniel Felipe Alves de Freitas
Turma: TE15M
Professor: Vinicius Silva Fiuza
Sumário
1. Introdução: Circuitos Lógicos Digitais
2. Família TTL
2.1 Funções da família TTL
3. Sub famílias
4. Níveis de Tensão de Alimentação
5. Fan out
6. Anexo Data Sheet
7. Referências
1. Introdução: Circuitos Lógicos Digitais
Os circuitos lógicos digitais são parte integrante de uma grande quantidade de projetos. Eles se baseiam totalmente em duas grandes famílias de circuitos integrados que são compatíveis entre si, as quais possuem os blocos elementares para a realização da maioria dos projetos, o que facilita bastante sua utilização prática.
A família TTL foi desenvolvida originalmente pela Texas Instruments, mas hoje muitos fabricantes de semicondutores produzem seus principais circuitos.
2. Família TTL
A Lógica Transistor-Transistor é uma classe de circuitos digitais construídos de transistores de junção bipolar (TJB), e resistores. É chamada lógica transistor-transistor porque ocorrem ambas as funções porta lógica e de amplificação pelos transistores. Isso é notável por ser uma família difundida de circuitos integrados (CI) usada por muitas aplicações como computadores, controle industrial, eletrônica de consumo, sintetizadores etc. Por causa do grande uso desta família lógica, sinais de entrada e saída de equipamentos eletrônicos podem ser chamadas entrada ou saída "TTL", significantemente compatível com os níveis de tensão usados.
2.1 Funções da família TTL
Inúmeros circuitos compõem a família TTL com suas funções lógicas. Cada circuito integrado executa uma função separada. Entre eles podemos citar os principais como:
Portas lógicas como AND, OR, NAND, NOR, XOR, NOT flip-flops latch
Contadores Ripple, simultâneos, decimais e hexadecimais
Somadores, multiplicadores e unidades lógicas e aritméticas (ULAs)
Registradores de deslocamento
Circuitos