eixo cilíndrico com 9 corpos
1 - Introdução
O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à forma como às dimensões.
No torneamento, a matéria prima tem inicialmente a forma cilíndrica. A forma final é cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a ferramenta executa movimento de translação, enquanto a peça gira em torno de seu próprio eixo (FERRARESI, 1977).
Embora os tornos tenham variações, suas partes básicas são:
Corpo da máquina: Composto por barramento, cabeçote fixo, cabeçote móvel e caixas de mudança de velocidade.
Sistema de transmissão de movimento do eixo: Composto por: motor, polia, engrenagens e redutores.
Sistemas de deslocamento da ferramenta e de movimentação da peça em diferentes velocidades: Compostos por engrenagens, caixa de câmbio, inversores de marcha, fusos, vara etc.
Sistemas de fixação da ferramenta: Compostos por torre, carro porta-ferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da peça: placas e cabeçote móvel.
Comandos dos movimentos e das velocidades: Compostos por manivelas e alavancas.
E seus principais componentes:
- Barramento
- Cabeçote fixo
- Cabeçote móvel
- Carro principal
- Caixa Norton
- Recâmbio
O processo de torneamento pode fornecer acabamento superficial e tolerâncias de forma e medidas tão bons, ou até melhores, que o processo de retificação, com a vantagem de ser mais econômico e rápido (CERVELIN, 2009).
No presente trabalho utilizamos o processo de usinagem por torneamento para a confecção de uma peça com 9 seções, onde cada seção recebeu um tipo de operação de torneamento. O equipamento utilizado foi um torno mecânico horizontal e como ferramenta de corte, bits de aço rápido.
2 – Objetivos